quinta-feira, julho 08, 2010

O homem criou Deus ou Deus criou o homem?


         Deus é uma criação humana. O pensamento comum a maioria das culturas, a existência de seus deuses, cai por terra quando analisamos friamente cada período histórico, cada cultura e notamos que em todas as civilizações existem divindades relacionadas às carências do seu respectivo povo. Essa multiplicidade de deuses sempre ligados a algum fator cultural ou geográfico nos fazer pensar sobre o “Deus” cristão ocidental: um deus criado ou o verdadeiro Deus? A civilização egípcia era politeísta. Dentre tantos, os egípcios cultuavam Khnum, deus das fontes do Nilo, pois as inundações que este rio sofria eram responsáveis pela sobrevivência de seu povo. Já os gregos criaram os seus deuses à semelhança dos humanos, com sentimentos e defeitos que eram descritos através dos mitos, que tinham como principais funções explicar a origem da natureza e justificar as ações humanas. A crença em seres sobrenaturais se explica, fundamentalmente, pela incapacidade humana de resolver seus próprios problemas no campo eminente. É preciso transcender para transferir a responsabilidade por suas ações, desejos e incapacidades para um ser que tem por obrigação ser infinitamente superior à natureza humana. Destarte, a fé, essa força inexplicável que surge sempre que não há soluções racionais para os problemas, impulsiona ainda mais a necessidade de “um Deus onipotente e onipresente” que possa salvar seus eleitos por meio da graça e bondade que lhe são peculiares. Portanto, assim como ocorre em outras culturas, o Deus cristão ocidental é de criação humana e, está respaldado pelas carências existenciais de seu povo que alimenta sua fé na esperança da salvação.

0 comentários:

Postar um comentário